
Segundo as explicações do professor José Luis, o curso tem por objetivo orientar os alunos para utilizar a metodologia de investigação em diferentes áreas do conhecimento. No entanto, apesar do curso ter por proposta identificar, analisar e experimentar as distintas ferramentas informáticas em distintas fases de um processo de investigação, me parece que a disciplina está orientada para o tratamento e a análise de dados qualitativos, sobretudo com a utilização de uma única ferramenta, o SPSS.
Pessoalmente, gostaria de deixar aqui registrado que acredito que o curso não está bem estruturado e não atende às necessidades reais e diversificadas dos alunos de um mestrado. Tenho convicção de que no tempo que nos foi destinado a essa cadeira, não conseguirei concluir as atividades solicitadas. Não costumo fazer críticas nesse espaço, não foi para esse propósito que esse blog foi criado, mas achei necessário registrar minha insatisfação com esse módulo porque acredito que não está devidamente apoiado na metodologia de EaD e não respeita os ritmos e estilos de aprendizagem dos alunos.
Posteriormente, em um segundo momento da reunião, o Diretor de Formação Continuada da UNED, professor José Mª Luzón apresentou as atividades de formação de professores da instituição. O professor também falou dos desafios e da experiencia de migração dos cursos da UNED de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para outro. A instituição que utilizava a plataforma Webct agora migra seus cursos para a plataforma Alf, administrada pela própria UNED. A experiência foi muito enrriquecedora e com expaço para perguntas, discussões e debates sobre vantagens e desvantagens desta ação. Foi feita ainda uma demostração do funcionamento da nova plataforma e de suas ferramentas, como por exemplo o sistema de videoconferencia incorporado na plataforma Alf, ainda na mesma reunião o professor comentou sobre o o processo de formação e desenvolvimento das tutorias na UNED.