28/11/2009

V Congreso Internacional Educared

Realizou-se em Madrid, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Centro de Convenções Norte do Parque de las Naciones (IFEMA), as sessões presenciais do V Congreso Internacional Educared.



O Congresso deste ano dedicou-se a tratar das temáticas relacionadas aos processor de Inovação na Escola e de apresentar e discutir os modelos, as experiências, e os protagonistas da integração das TICs nos espaços Educativos. Este ano o congresso contou com a participação do Brasil como país convidado e por meio dos relatos apresentados por vários professores brasileiros, os participantes das sessões presenciais e das sessões transmitídas via inernet puderam acompanhar e conhecer, entre as muitíssimas sessões do evento e das inúmeras nacionalidades dos participantes, os avanços que nosso país vem conquistando no que se refere a Educação e Novas Tecnologias. Por meio de projetos, de trabalhos de investigação e de apresentações de boas práticas com o uso de TICs nas nossas escolas e em escolas européias e da América Latina.



No primeiro dia do Congresso, durante a sessão plenária, a professora Roseli de Deus, da escola Politécnica da Universidade de São Paulo apresentou projetos e boas práticas inovadoras com a apresentação que levava o seguinte título MEDIOS ELECTRÓNICOS INTERACTIVOS Y DESAFÍOS, dando exemplos de como o nosso país vem trabalhando pela integração das TICs nas escolas e gerando melhoria nas relações de ensino – aprendizagem e transformando os processos de construção do conhecimento.

O congresso ofereceu aos participantes muitas opções dentro da programação, foram apresentadas experiências em sessões simultaneas realizadas em cinco salas diferentes. Dentre as experiemcias que pude acompanhar, uma delas me pareceu muito interessantes, o projeto que leva o título de Al Reves, apresentado pela professora Nubia, consistia no início, segundo ela, em um intercambio de papeis entre professores e alunos, em que os estudantes do Colégio Nacional de Sahagún (Córdoba), deslocavam-se até as casas de seus professores e dedicavam-se durante o tempo livre e fins de semana a ensinam aos seus professores a utilizar as TICs, sempre levando em conta o que interessava a eles saber e aprender. O projeto extrapolou seus objetivos iniciais e atualmente já capacitou mais de 200 pessoas, entre professores e comunidade escolar.


Os participantes do V Congreso Internacional Educared puderam votar nas melhores experiências inovadoras com o uso de TICs e essas experiências foram premiadas com um computador portátil na serimônia de clausura do congresso.

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