15/12/2009

O Professor na Educação Mediada por TICs


Hoje, dia 15 de Dezembro, concluí o resumo da minha apresentação no SEMIME – congresso internacional que se realizará na Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa. O IV SEMIME terá este ano como temática, a “Exclusão Digital na Sociedade de Informação” e os alunos do segundo ano do mestrado EUROMIME apresentarão seus trabalhos de investigação para que o consórcio EUROMIME possa acompanhar o estado da arte no desenvolvimento das teses até aqui.

Tenho claro nesse momento os meus objetivos de pesquisa, a metodologia e os procedimentos a seguir na minha investigação. Começo a desenvolver meu referencial teórico e a sentir que posso desenvolver um trabalho interessante e que seja algo além de uma simples formalidade para que se cumpra mais uma etapa de formação. Sei que meu tempo é escaço e que tenho muitíssimo trabalho pela frente e que será muito difícil compatibilizar as atividades do mestrado em Poitiers, o estágio, o aprendizado do idioma francês e a tese. Às vezes o fantasma me ronda e acredita que esse fantasma deve assombra a todos os estudantes que passaram por essa experiência.

O medo de não conseguir concluir a tese a tempo é sem sombra de dúvida uma grande insegurança para os EUROMIMEs, já que não disponibilizamos de um tempo dedicado apenas para a elaboração da tese e temos aulas e muitíssimas atividades nos três percursos do mestrado (Lisboa, Madrid e Poitiers). No entanto me sinto confiante e tenho tido um apoio fundamental da minha orientadora no Brasil, a professora Wilsa Ramos, a qual tem sido muito dedicada e compreensiva com essa situação e tem me feito acreditar que serei capaz de desenvolver um bom trabalho. Essa sensação de insegurança é incomoda, mas acredito que é ela que nos move e nos faz superar os desafios e estudar em três países, em sistemas de ensino completamente distintos um do outro e em três idiomas diferentes é um desafio e tanto.

Sei que tenho muitíssimo caminho para percorrer, mas decidi publicar aqui o resumo do que irei apresentar em Lisboa no fim de Janeiro, talvez “publicizar” o que quero e tenho que fazer possa ser interessante para que eu estabeleça contatos em rede, conheça opiniões, receba sugestões e me obrigue a avançar a cada dia no que proponho como trabalho.


Pereira, Leonardo Jorge. O Professor na Educação Mediada por TICs: construção e (re)significação dos processos de formação, de gestão e de produção de materiais nas licenciaturas da UAB/UnB. Monografia (Programa de Mestrado em Engenharia de Médias para a Educação – EUROMIME). Faculdade de Motricidade Humana – FMH; Universidad Nacional de Educación a Distancia – UNED; Université de Poitiers. Professores Orientadores: Juan De Pablos; Wilsa Maria Ramos. Dezembro, 2009.

As actuais políticas públicas do ensino superior no Brasil e a demanda urgente por institucionalização da modalidade educação a Distância nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IES), articuladas aos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, alteram as relações de ensino e aprendizagem e trazem novos objectivos e expectativas atribuídas à função docente. Tais mudanças implicam em uma complexidade de novas actividades desempenhadas pelo professores, na utilização de uma diversidade de ferramentas e aparatos de tecnologias e em uma nova dinâmica dos cursos e das instituições de ensino. Esse novo cenário expõe o professor a necessidades de adaptação para desenvolver sua prática e melhor orientar, mediar e acompanhar a construção do conhecimento em espaços cada vez mais interactivos, autónomos e diversificados.

Sendo assim, esse estudo tem por objectivo a análise dos aspectos significativos sobre o processo de formação docente, a produção de materiais multimídias, bem como a oferta das disciplinas no ambiente virtual Moodle. A metodologia de abordagem qualitativa pretende identificar as experiências vivenciadas por professores do Sistema UAB/UnB, por meio das análises dos dados colectados através da técnica de grupo focal formado por professores universitários, os quais estão envolvidos no programa. A revisão de literatura permite a investigação dos principais elementos referentes às atitudes, preferências, necessidades e percepções desses docentes frente aos novos processos de ensino mediado pelas TICs.

Preferencialmente, espera-se conhecer os saberes, as experiências, as crenças, os valores, as percepções e as sugestões desses profissionais para futuras melhorias no processo. A pesquisa poderá indicar caminhos para reflexões que colaborarem para qualificar os estudos sobre a formação de professores na UAB/UnB, ajudando a apontar os novos papéis surgentes na acção educacional mediada pelas TICs e nas recentes formas de gestão pedagógica, tecnológica e de conteúdos demandas pela instituição neste cenário tecnológico educativo em construção.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores, TICs na Educação, Comunidades de Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa.

IV Seminário - "Exclusão Digital na Sociedade de Informação"

Universidade Aberta do Brasil - UAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário